Para a instalação de unidades de ar condicionado é importante acompanhar a legislação técnica vigente no país.
No Brasil existem tanto as normas técnicas padronizadas aplicadas e normatizadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), como também as normas que visam a segurança do trabalhador, da equipe e da execução do trabalho em si, seguem:
Normas relacionadas da ABNT;
Norma NBR 6401- Instalações centrais de ar condicionado para conforto – Parâmetros básicos de projeto. Esta foi substituída pelas normas ABNT a seguir:
ABNT NBR 16401-1 Parte 1: Instalações de Ar Condicionado - Sistemas Centrais e Unitários. Projeto das Instalações. Estabelece parâmetros básicos e requisitos mínimos de projeto para sistemas de ar condicionado centrais e unitários. Utilizado também para instalações especiais como salas limpas, centros cirúrgicos, laboratórios, etc.
ABNT NBR 16401-2 Parte 2: Instalações de Ar Condicionado - Sistemas Centrais e Unitários. Parâmetros de Conforto Térmico. Especifica os parâmetros do ambiente interno. Trata da satisfação térmica média de 80% das pessoas em relação ao conforto térmico em áreas providas de ar condicionado.
ABNT NBR 16401-3 Parte 3: Instalações de Ar Condicionado - Sistemas Centrais e Unitários. Qualidade do Ar Interior. Especifica os parâmetros básicos e os requisitos mínimos para sistemas de ar condicionado, como vazões mínimas, níveis mínimos de filtragem de ar, requisitos técnicos e componentes relativos a qualidade do ar.
NBR 6675 - Instalação de condicionadores de ar de uso doméstico (tipo monobloco ou modular)
Normas relacionadas do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego)
NR 6: A norma NR 6 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), regulamenta as atribuições legais do fornecimento dos EPI´s pelo empregador ao trabalhador e também especifica quais são os equipamentos obrigatórios nas atividades insalubres. Tudo isso visa garantir a saúde dos profissionais, evitando o absenteísmo. Além disso, as empresas devem buscar cada vez mais diminuir a exposição de seus funcionários aos ruídos de elevada intensidade, bem como a correta utilização de todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Veja mais em Curso NR 6 BÁSICO - EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI)
NR 10: Esta norma abrange desde os cuidados e riscos que a eletricidade possui (como os arcos elétricos), como também os tipos de choques e inclusive todas as medidas de controle de risco elétricos existentes. É indicado ter conhecimento nesta norma por causa dos riscos elétricos existentes ao instalar os aparelhos de ar condicionado split. Veja mais em Curso NR 10 BÁSICO - SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE
NR 35: A norma NR35 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade. Podemos citar um exemplo prático no aprendizado desta norma em que toda atividade realizada em locais acima de 2 metros de altura deverá ser usado equipamentos específicos na execução de trabalhos em altura. Conheça mais detalhes em Curso NR 35 BÁSICO - TRABALHO EM ALTURA