Aqui você visualizará vídeos e notícias incríveis de cunho científico e diversificado.
"Informação é a base do entendimento universal".
Prof. Antônio Fco. do Carmo
ASSISTA AO VÍDEO LOGO MAIS ABAIXO, SIMPLESMENTE INACREDITÁVEL
Clique Aqui para retornar ao inicio da página
Escute a musica encontrada em um disco de madeira:
Nós todos sabemos que o Lorax fala com as árvores, mas o que elas dizem quando falam por si?
Anéis em uma árvore pode dar informações sobre a idade da árvore, bem como indicam as condições ambientais, tais como níveis de chuva, doenças e até mesmo incêndios florestais. Anéis coloridos de luz indicam um crescimento rápido, enquanto que os anéis mais escuras indicam quando a árvore não cresceu tão rapidamente. Fatias de árvores não são uniformes, e todos eles contam uma história sobre a árvore.
Bartholomäus Traubeck é um equipamento que ”traduz” anéis de árvores para música, jogando-os em uma plataforma giratória, como um tocador de discos de vinil. Ao invés de usar uma agulha como num disco, sensores reúnem informações sobre a cor da madeira e textura e usam um algoritmo que traduz as variações em notas de piano. A amplitude da variação entre árvores individuais resulta em uma melodia individualizada. O álbum, apropriadamente intitulado “Years”, apresenta abeto vermelho, cinza, carvalho, bordo, amieiro, nogueira, e árvores de faia. Ele está disponível para download agora, mas ele estará disponível para compra no formato de vinil em agosto. O produto final destes “registros” é assombroso e bonito!
Laser Descartável
Clique Aqui para retornar ao inicio da página
Laser impresso
Dos tocadores de CD aos instrumentos cirúrgicos e astronômicos, os lasers tornaram-se a base de uma multiplicidade de tecnologias desde que foram inventados, há pouco mais de 50 anos.
Esquema (em cima) e protótipos das cápsulas de laser impressas (embaixo). [Imagem: Oussama Mhibik et al. - 10.1063/1.4946826]
Agora, pesquisadores da França e da Hungria inventaram uma maneira de imprimir lasers que é tão barata, fácil e eficiente que eles acreditam que o núcleo do laser pode ser descartado após cada utilização.
"O baixo custo e a facilidade de fabricação dos chips de laser são os aspectos mais significativos dos nossos resultados," disse o professor Sébastien Sanaur, da Escola Nacional Superior de Minas, na França, que orientou o estudante húngaro Oussama Mhibik na criação do laser descartável.
Laser orgânicos
Os chips a que o pesquisador se refere são lasers orgânicos, que amplificam a luz usando materiais à base de carbono. Lasers orgânicos ainda não são tão comuns quanto os lasers inorgânicos, como os encontrados em ponteiras a laser, tocadores de DVD e mouses ópticos, mas eles oferecem vantagens, como um alto rendimento na conversão fotônica, facilidade de fabricação, baixo custo e uma ampla gama de comprimentos de onda, ou cores.
Clique Aqui para retornar ao inicio da página
Rio de Janeiro, ano 2127. O professor Macedo entra por acidente em uma loja de antiguidades tecnológicas e encontra ali, entre várias coisas velhas, um artigo curioso: um canário. Logo fica claro que se trata de um canário muito especial. Macedo o leva para seu apartamento e passa estudá-lo dia e noite, sonhando com a glória da descoberta. Mas desvendar esse canário não vai ser nada fácil e vai levar a outras revelações surpreendentes.
Ano de produção: 2015
Público-alvo: Aluno
Faixa etária: 12-14
Área temática: Filosofia, Literatura, Artes
País de origem: Brasil
Versão do áudio: Áudio original
Produtora: 44 Toons
SIJCONTRON - Laboratório de Criação e Estudo da Luz (Emissão Fóto Elétrica)